A Fuvest anunciou uma nova política para o processo seletivo de 2025 destinada aos candidatos ao curso de Medicina. Tal mudança foi confirmada tanto pela Pró-Reitoria de Graduação da USP quanto pela equipe da Fuvest.
Sob a nova regra, candidatos que buscam uma vaga no curso de Medicina terão a oportunidade de se candidatar simultaneamente às três faculdades de Medicina da Universidade de São Paulo (USP) através de um único vestibular. Para tal, a Fuvest implementará um sistema de seleção no qual o aspirante lista suas preferências entre as unidades, competindo assim por uma vaga na área de Medicina nos três campi. Este método já é aplicado em outras graduações, como o curso de Odontologia, por exemplo.
As faculdades de Medicina da USP estão situadas nas cidades de São Paulo, Bauru e Ribeirão Preto. Este curso destaca-se por ter a nota de corte mais elevada na primeira fase e ser o mais disputado no processo seletivo.
Além disso, agora as provas de segunda fase para o curso de Medicina na Fuvest apresentarão um conjunto uniforme de disciplinas específicas, uma mudança em relação ao passado, quando cada faculdade escolhia as matérias que comporiam essa etapa da avaliação.
Portanto, para a segunda fase do vestibular de Medicina, as disciplinas obrigatórias serão Biologia, Física, Geografia e Química.
Segue abaixo o comunicado da Pró-Reitoria de Graduação da USP sobre esta alteração:
Vestibular Fuvest 2025
Ainda não foram anunciadas as datas para o Vestibular 2025 organizado pela Fuvest, o processo seletivo que abre portas para a USP, uma das principais universidades da América Latina.
O processo seletivo se estrutura em duas etapas. Na inicial, os candidatos enfrentam 90 questões de múltipla escolha que cobrem o currículo do ensino médio.
Para avançar à segunda fase, os candidatos devem acertar no mínimo 30% do total das questões, ou seja, 27 questões.
Esta fase subsequente se desdobra em dois dias de avaliações. No primeiro dia, são aplicadas 10 questões dissertativas de Língua Portuguesa, incluindo interpretação de texto, gramática e literatura, além de uma prova de redação.
No segundo dia, os participantes são desafiados com 12 questões dissertativas de duas a quatro matérias específicas, dependendo do curso escolhido. O guia do candidato de cada ano especifica as disciplinas exigidas para cada área de estudo oferecida pela USP.
Adicionalmente à Fuvest, há outras vias de acesso à USP, como o Provão Paulista, um vestibular em série destinado aos alunos do ensino público de São Paulo, e o Enem-USP, que seleciona alunos com base nos resultados obtidos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).